HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

Questões

Muitos são os questionamentos e muitas, portanto, serão as reflexões que cada um precisará fazer para ajustar o funcionamento do caos à percepção individual. Nesta página, irei inserindo gradativamente o que concluí depois de unir minha matriz perceptiva ao conhecimento adquirido sobre a origem dos fatos (pelo menos até onde puder saber).

Estou incluindo também a construção de um texto a ser enviado a Richard Dawkins que pretendo seja suficientemente instigante para provocar a atenção deste expoente do pensamento darwiniano.

POR QUE SOMOS COMO SOMOS?

POR QUE SOMOS ÚNICOS?

O QUE É PERSONALIDADE?

POR QUE GÊMEOS SÃO TÃO DIFERENTES E... TÃO IGUAIS?

AS PESSOAS MUDAM OU SÃO IMUTÁVEIS?

QUAL A INFLUÊNCIA DOS PAIS SOBRE A PERSONALIDADE DOS FILHOS?

ENTÃO, QUAL O PAPEL DOS PAIS?

QUAL A INFLUÊNCIA DO MEIO E DOS PAIS SOBRE A PERSONALIDADE?

ENTÃO, QUAL O PAPEL DA ESCOLA?

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE E DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS?

COMO TRAUMAS PODEM AFETAR A PERCEPÇÃO?



PERGUNTAS A RICHARD DAWKINS


INTRODUÇÃO: EU & VOCÊ

Não sou cientista ou pesquisador. Não sou erudito e nem mesmo tenho uma formação universitária completa. Defino-me como um questionador irremediável. Ateu desde os 12 anos e darwinista desde antes de descobrir Darwin.

Como ateu e darwinista radical, me sinto um E. T. entre meus pretensos pares. Ou pior, percebo sempre um toque de descrença na Teoria da Evolução (TE) e uma dúvida no ceticismo que os torna, todos, hipócritas, falsários em seus discursos. De todos que li ou ouvi, você é o único que considero como “irmão em ideias”.

1ª QUESTÃO: REDUÇÃO DA TAXA DE NATALIDADE
A TE está diretamente ligada à taxa de natalidade. Quanto maior ela for, maior será a probabilidade de um descendente estar mais capacitado ao meio ambiente do que os pais e os irmãos. Ora, o mundo moderno induz - e, no caso da China, até mesmo força - as famílias a terem cada vez menos filhos.

2ª QUESTÃO: EXPECTATIVA DE SOBREVIVÊNCIA
A EE também depende da longevidade porque esta, em tese, propiciaria que taxa de natalidade fosse mais alta: quanto mais vivemos, mais procriamos. Entretanto, já se sabe que a qualidade do esperma decai progressivamente com a idade, aumentando a taxa de nascimentos com problemas de má formação.


3ª QUESTÃO: A INTERRUPÇÃO DA EVOLUÇÃO
Não creio que o processo evolutivo vá se interromper em qualquer momento futuro, mas o processo darwiniano da seleção natural, sim, e é provável que a caminhada para este fim já tenha se iniciado. A questão se coloca frente a algumas realidades da vida atual - digital, telecomunicativa, eletrônica, quimicamente alongada/retardada, de relacionamentos superficiais mas globalmente facilitados, de consumo e descartes frenéticos, de adoração a ícones vazios e cada vez mais passageiros, e ainda outras mais características do século XXI.

Não vou me alongar tratando de cada aspecto acima listado. A questão que se coloca é: se posso conviver (!!!) digitalmente, fazer sexo virtual sem consequência (risco zero de gerar descendentes), se vou viver além de minha capacidade de procriar, se nem mesmo quero procriar artificialmente pois não quero ter compromisso nem vida conjugal, se mesmo querendo procriar posso fazê-lo com toda a segurança, e, até mais, gerando quase uma clonagem de mim mesmo pois sem meus pretensos defeitos, para onde irá a evolução? Que fatores serão determinantes? Que papel terá a genética na evolução de nossa espécie? Para onde a manipulação dos genes nos levará em termos evolutivos? Mas esta perspectiva é apenas uma.

Existe outra perspectiva que parte da consequência da não-procriação combinada com o envelhecimento retardado. Até onde a humanidade poderá envelhecer? Que porcentagem de idosos a humanidade será capaz de suportar?

Tenho a visão de que, apesar de sempre existirem grupos de resistência sobre todo novo avanço do conhecimento, em especial os relacionados à medicina, o homem sempre acabará adotando o que lhe parecer mais perfeito, ou mais próximo do ideal de sua imortalidade, não importando que consequências maléficas possa vir a ter para outros seres humanos. O homem, ou melhor, todos os seres vivos olham para o próprio umbigo, mesmo aqueles que não o têm.

Então, prezado Mr. Dawkins, para onde vamos?

4ª QUESTÃO: A ESTÉTICA
Em todos os livros de sua autoria que pude ler, não encontrei um tratamento à altura da importância que dou para o papel da estética na evolução das espécies.
  

5ª QUESTÃO: A INTERFERÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NAS MUTAÇÕES

  

6ª QUESTÃO: A INTERFERÊNCIA DA EMOÇÃO NAS MUTAÇÕES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.