HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

DNA

A descoberta da estrutura em hélice do DNA não só nos fez entender como nos tornamos o que somos, mas aumentou nossas perspectivas de longevidade e abriu a mente do homem para enxergar sua absurda semelhança (parentesco) com os demais seres vivos.

Para simplificar, o DNA é constituído de duas sequências de bases nucléicas (não importa o que isto seja), que se ligam em pares, feito um zíper. Estas bases são assim identificadas: a adenina (A) que se junta apenas com a timina (T); enquanto a guanina (G) se junta apenas com a citosina (C). Ou seja, só existem 2 pares possíveis: AT e GC. Portanto, se um lado do zíper tem a sequencia A-C-A-T-G, do outro lado a sequência tem que ser T-G-T-A-C.

Pois bem, esta sequência é um programa que conduz a "montagem" de todo ser vivo do planeta. Assim, qualquer diferença entre duas sequências irá "produzir" um ser diferente, mesmo que ligeiramente diferente. Trechos desta sequência são responsáveis mais diretos pelo desenvolvimento de partess específicas dos organismos e são chamados de "genes". Podemos então imaginar que existam trechos, genes, extraordinariamente iguais de DNA do homem e o de quaisquer outros mamíferos, como o das baleias, dos ratos, dos macacos...

Se todos os seres vivos, de bactérias a humanos, têm esta mesma estrutura de DNA, podemos deduzir que se formos buscando um DNA cada vez mais antigo, vamos concluir que nossos ancestrais mais distantes são exatamente elas, as bactérias.

Por razões que não importam aqui, a cadeia de hereditariedade tem uma regra fundamental: o meu, o seu, o nosso DNA, é composto de 50% de DNA de sua mãe e 50% de DNA de seu pai; ou seja, como seu pai é 50% seu avô e 50% sua avó, você é 25% de cada um de seus 4 avós. E assim até as bactérias. Portanto, com toda a certeza, você é parte.... bactéria!!!


A única ilustração de Origem das Espécies é esta, mostrando o conceito de árvore como sendo a base da evolução das espécies.

Veja esta viagem em zoom até a estrutura do DNA.




Daí por diante deixo a seu interesse pesquisar na rede por mais informação. Para os objetivos deste sítio, é o que basta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.